quinta-feira, 27 de junho de 2013

Plebiscito

Ah, é? Vocês querem mesmo um plebiscito?
Então vamos criar um com 10 perguntas que estão relativamente ativas na mente de todas as pessoas, algumas delas há algum tempo. Não optei por 10, mas estou ciente de que ainda há muitos mais temas abertos do que esses. Alguns até mais importantes e relevantes. E tentarei ficar dentro de realidade, evitando coisas como "Você é favorável à realização da Copa do Mundo no Brasil ?", na medida em que não há mais como cancelar o evento.
Choque-se com minha conclusão, amigo leitor.
Primeiro, as 10 questões:
1) O voto deve ser obrigatório no Brasil ? (sim, não)
2) Como deve ser a distribuição das vagas parlamentares ? (voto distrital, voto distrital misto, voto proporcional)
3) Como deve ser o financiamento das campanhas eleitorais ? (privado, público)
4) As eleições devem ser simultâneas para todos os cargos ? (sim, não)
5) As coligações partidárias devem continuar permitidas nas eleições ? (sim, não)
6) Os cargos executivos (presidente, governador e prefeito) devem continuar permitindo reeleição ? (sim, não)
7) Deve ser adotada a pena de morte ? (sim, não)
8) Qual deve ser a idade para maioridade penal ? (16 anos, 18 anos, 21 anos) 
9) O casamento entre pessoas do mesmo sexo deve ser uma prática permitida ? (sim, não)
10) O aborto deve ser uma prática permitida ? (sim, não)

Ah, Mr. M... Não fiquei só na política e aproveitei para atirar pedras em quatro vespeiros sociais dos mais espinhosos. E agora tem um zumbido (uma das vespas?) incomodando lá no fundo de cada de vocês, não? Já chego a isso...
Para que não em acusem de apenas criar a confusão sem participar dela, seguem meus votos às minhas próprias perguntas:
1) não
2) voto distrital misto
3) público
4) sim
5) não
6) não
7) sim
8) 16 anos
9) sim
10) sim

Agora, segue o que eu acho que venceria em cada uma se a votação acontecer tão logo se promete. Marquei com (?) os que tenho menor grau de certeza.
1) não
2) voto distrital
3) público (?)
4) sim
5) não
6) sim (?)
7) sim
8) 16 anos
9) não
10) não
Destaquei em negrito as que, acho, colocar-me-iam do lado perdedor da votação. Mas o que eu quero destacar agora é o resultado das quatro questões de cunho social. Creio que o leitor concorde com meu Cálculo Hipotético Universal Teórico Estatístico sobre o resultado, independente de concordar ou não com minhas bisonhas opiniões sobre cada tema. 
Pergunto: você, leitor, votaria exatamente assim nas questões 7 a 10: sim, 16 anos, não e não? Com míseras quatro perguntas, já acho que não conheço ninguém que feche com todas. E aquela vespa mental está zunindo alto agora. Alguma coisa realmente importante vai ficar errada, bem errada, na opinião de todo mundo! No meu caso são 3 temas, dos quais 2 sociais, e está até barato. De um jeito ou de outro, um plebiscito induz à clássica formação de maiorias que impõe sua vontade às minorias: nada mais é do que a ditadura da maioria. E o fato de ser maioria não faz dela menos ditadura.
Ah, essa democracia é uma vadia mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário