quarta-feira, 8 de maio de 2013

Outro Podre de Rico

Já que me diverti tanto falando de Rockefeller ontem, decidi falar de de John Piermont Morgan hoje.
Com uma vida menos atribulada e muito mais discreta que Rockefeller, Morgan foi a vida toda banqueiro. Não que seja uma operação simples e óbvia, mas era praticamente monotemática. A J. P. Morgan & Co. nasceu como J. S Morgan Co. em 1854 pelas mãos de seu pai. Morgan assumiu o comando apenas em 1871. 
Entre suas façanhas, criou e controlou as empresas AT&T, Federal Steel Company (que se tornaria a primeira corporação de 1 bilhão de dólares em 1895) e General Eletric, além de duas dúzias de ferrovias.
Também era apreciador de arte e filantropo. 
J. P. Morgan teve passagem decisiva na contenção do Pânico de 1907. Em uma crise de confiança similar à que aconteceria em 1929, Morgan colocou dinheiro do próprio bolso e convenceu vários outros banqueiros de New York a fazer o mesmo para garantir a solvência dos bancos e, por extensão à economia. Neste caso, o movimento funcionou muito bem e em poucas semanas o pânico havia passado. Como consequência de sua participação no caso, o governo criou no ano seguinte o mecanismo de reserva federal.
Criou o conceito de modernização, no qual buscava tornar empresas a beira da falência adquiridas pelo seu banco novamente solventes através da economia dos custos internos. Ganhou muito dinheiro revendendo as empresas saneadas. Mas pode por "muito dinheiro" nisso. 
De todo modo, não consegui localizar dados confiáveis sobre a extensão de sua fortuna. Mas seu nome ainda está em um dos maiores bancos do mundo até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário