segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Vetel é tri, mas Alonso é o melhor

Parabéns ao time do 4o Reich. Afinal, temos uma equipe austríaca comanda por um alemão faturando tudo há 3 anos. Ou não ? Venceram tudo que puderam, não criaram inimigos, seguiram a regra do jogo o tempo todo e até foram prejudicados algumas vezes. Seb é rápido, estável e sabe tirar o que o carro lhe oferece. Não há qualquer crítica da minha parte ao título. Foi merecido sim.
Mas se o ano de 2012 serviu para alguma coisa, foi para mostrar o quanto Alonso é o melhor da turma. Levou o carro nas costas mais de uma vez. Foi ao podium quando merecia ser 5o. Venceu quando merecia ir ao podium. Passou duas McLarens em corrida em que eram o carro mais veloz. Fez o mesmo contra Red Bulls. Em nenhuma corrida ficou abaixo de seu potencial. Quase foi campão com o 3o carro do grid.
Lembro de como ele começou a carreira, na pequena e inesquecível Minardi. Era um treino livre, e seu companheiro de equipe era o brasileiro Enrique Bernoldi. Em um esporte onde a primeira comparação é com o companheiro de equipe, uma diferença de 0,2s é aceitável. 0,5s se for uma estreia como no caso de Alonso, então com 19 anos.
Alonso foi 2,5s mais rápido que Bernoldi. É uma diferença de outro planeta. Quase ninguém deu atenção, pois em equipe pequena poderia haver um monte de explicações mecânicas ou até estratégicas para isso. Mas alguns jornalistas acompanharam os tempos e viram a façanha. Não era tanque cheio ou pneu duro para Bernoldi. O novato era bom. Foram entrevistá-lo sobre a diferença, ao que ele respondeu:
- É uma diferença absolutamente normal. Eu não perco para pilotos mais rápidos, eu perco para carros mais rápidos. Pilotos mais rápidos não existem.
19 anos de idade, antes de estrear. Tem que ter culhão para dizer isso. Alonso tem. E mais do que culhão, tem talento para respaldar o fala.

3 comentários:

  1. Título merecido, mas admito que torci para o Alonso. E fiz um malabarismo monstruoso para ver a corrida na Gringolândia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb torci por ele. E sempre torço pela Ferrari.
      Mas conte como foi o malabarismo !

      Excluir
  2. Entre achar uma wifi zone no horário certo e achar um site transmitindo via streaming a corrida e depois tentar me manter na área dela enquanto meus pais batiam perna no Outlet, dá para você ter uma idéia.

    E finalmente eu entendi oara que serve um netbook. E um tablet (teria dado na mesma)

    ResponderExcluir