quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O que eu espero do novo prefeito

Amigos leitores, escrevo depois de deixar o assunto eleitoral esfriar, pelo menos, um pouco. Uma coisa que é bem diferenciada no Brasil é que eleição é uma coisa e política é outra. Elas interagem, afetam-se mutuamente mas são diferentes. E passadas as acusações, trocas de farpas, dossiês, debates e voto, temos uma cidade para pensar sobre.
Votei no Serra. Deu Haddad. Discordo da maioria, portanto. Mas quem acompanha este blog já sabe que discordar da maioria é um dos meus esportes preferidos. Então vamos a alguns pontos que considero importantes para a cidade e que eu realmente gostaria de ver tratados.
  • Fretados
Alguém tem que parar com essa loucura (burrice aguda ?) de restringir a atuação dos ônibus fretados. Até nosso muito mal redigido plano diretor fala em priorizar o transporte coletivo sem especificar se ele deve ser público ou privado. Pouco importa, na verdade. Os fretados têm como público alvo o típico motorista paulistano que usa o carro apenas para ir e voltar do trabalho. Mais fretados, menos carros: simples assim.
Então restringir rotas e, pior, impedir o uso dos corredores de ônibus poderia ser resolvido com uma canetada do sr. Haddad.
  • Inspeção Veicular
Todos reclamam da taxa quando deveriam reclamar na inefetividade da inspeção. A tese da inspeção é positiva: tirar de circulação os veículos sem condições efetivas de uso. Isso reduz acidentes e falhas mecânicas e, por extensão, os congestionamentos.
Passar a taxa do dono veículo para a prefeitura aumenta o erro: todos passam a pagar pelo serviço, inclusive quem não tem carro.
  • Operações Urbanas
Há projetos em andamento que considero bons, mas que correm o risco de parar. A continuação da Av. das Águas Espraiadas até a Imigrantes (recuso-me a usar o nome daquele empresário carioca) e a ligação da Sena Madureira com a Ricardo Jafet são dois exemplos. Há outros.
  • Entulho
Esse assunto está grave. Alguém precisa fiscalizar de fato os caminhões que despejam entulho em qualquer canto e a qualquer hora. Isso vai exigir gente, leis e vontade. Será preciso apreender o caminhão e mandar o sujeito para  cadeia por crime ambiental para isso parar. Que se faça.
  • Lei Cidade Limpa
Que continue exatamente como está. Simples assim.
  • Parques
Parques municipais fechando às 17h ou 18h parece piada de mau gosto, ainda mais durante o horário de verão.
  • Indústria das Multas
As autoridades podem negar a vontade. Todo mundo saber que existe há anos uma fábrica de multas para fins arrecadatórios em São Paulo. Era assim antes do PT, continuou com o PT, continuou depois do PT e agora volta o PT. Não é assunto partidário, portanto. É uma questão de respeito, só isso.

Como se nota, eu me importo com trânsito. Como também se nota, não dou a mínima para Educação e Saúde. Falo do que me afeta, só isso. Não estou dizendo que não há coisas importantes em outras áreas, apenas falei do que aparece no meu radar.

4 comentários:

  1. Acho engraçado você falar nos fretados porque, meio sem querer, eu tirei exatos 7 votos do Serra por conta dele...

    ResponderExcluir
  2. Falando sobre o CONTROLAR, meus parcos conhecimentos de mecânica me dizem o seguinte: o serviço prestado, no tempo prestado, é bom.

    Dois pontos precisam ser levados em consideração aqui:

    - Quem deveria ser afetado pela lei não é, porque quem deveria ser afetado (donos de carro sem condição de circular) são justamente os que não fazem a inspeção ou os que dão um jeito de burlar o sistema. E não, o DSV não tem o MENOR interesse em recolher os carros sem licenciamento. É conhecimento comum que o DSV não tem onde colocar os carros.

    - Para melhorar a qualidade da inspeção do controlar, é necessário aumentar o tempo. Você talvez esteja disposto a ficar algumas horas parado no controlar esperando a inspeção terminar, ou passar alguns dias sem carro enquanto a inspeção é feita, mas a absoluta maioria das pessoas não está.

    Isso posto, eu acho que o controlar não deveria ser de graça, mas deveria estar incluso no IPVA. Mas até aí eu acho que o IPVA deveria ser progressivo: quanto mais velho o carro, mais alto o IPVA.

    ResponderExcluir
  3. Lei Cidade Limpa
    Que continue exatamente como está. Simples assim... Não concordo, a Lei tem que ser melhor trabalhada, do jeito que está, ela impede profissionais como o vendedor de sorvete(aquele que passava com carrinho da Kibon, Gelato...) não o vendedor clandestino, que vende picolé baratinho e que qdo a fiscalização chega, corre, mas sim aquele que pagava imposto, era registrado e por causa da má formulação da lei perdeu seu emprego.

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo.
    Atendo-me à questão da Lei Cidade Limpa (e não entrando no mérito da segurança alimentar), não vejo nada na lei que impeça a existência dos citados carrinhos. Apenas não seria possível colocar a marca do fabricante. Até aí, o consumidor pode perguntar ao vendedor ou olhar a tabela de preços. Bastaria ele ter um carrinho branco. Nem sei quais são os limites de propaganda nesse caso, mas estou supondo zero apenas para fins de discussão

    ResponderExcluir