quinta-feira, 25 de outubro de 2012

De quem eu não tenho pena (na Grã-Bretanha)

Amigos, em um post mais relax sobre a viagem, venho comentar que burrice aguda não tem passaporte. Mesmo lá, tem gente que cava a própria cova com colherinha de plástico e estranha quando ela quebra. Mas vamos ao ponto desta série que, espero, divirta os olhos do leitor.
  • quem toma chuva
Acho que os ingleses invantaram a chuva. Depois inventaram o guarda-chuva, a capa de chuva e Meteorologia. Entendo a obsessão britânica pelo tempo. Chove todo dia naquela ilha. Consulte aqui se você quiser mais detalhes sobre o clima.
Então, não há desculpas para ser pego de surpresa. Tem toma chuva na Grã-Bretanha não merece compaixão, merece ficar molhado mesmo.
  • quem paga caro no metrô de Londres
Andar de metrô em Londres não é barato. Ao contrário do que alguns esquerdopatas falam por aqui, passagem de transporte coletivo no exterior é caro sim. Os sistemas de transporte são custosos, principalmente em função dos exponencialmente crescentes custos de controle.
Porém, lá como cá, sempre há maneiras de se minimizar os custos de tudo. Uma passagem de metrô só de ida para regiões 1 e 2 custa L$ 4. Ida-e-volta vai a L$ 5,50. Dia inteiro (quantos usos quiser) já fica por L$ 7,00. Um oystercard de 1 semana (7 dias consecutivos de uso liberado) fica por L$ 29,20. É só planejar antes de fazer e a coisa toda fica a um custo bastante aceitável.
  • quem não consegue conhecer o British Museum
Simplificando: se você foi a Londres e não foi ao British Museum, alguma coisa você entendeu errado. Portanto a culpa é toda sua. Se você foi a Londres e não teve tempo de ver todo o British Museum, a culpa continua sendo sua. Um pingo de planejamento mostra que é um museu que leva, fácil, 8 horas para ser percorrido. Dependendo do grau de atenção dada a cada sala, podem ser necessários 2 dias. E qualquer um sabe disso, pode descobrir se for uma completa lorpa. Não tem desculpa, portanto.
  • quem comeu mal na Grã-Bretanha
Alguns invejosos do outro lado do canal costumam dizer que a culinária britânica é ruim. Falso: posso até aceitar que existam melhores, mas dizer que é ruim tem uma enorme diferença. Mais do que isso, se você realmente é um emo mimimi que não gosta de peixe, de bacon (que é muito diferente do daqui), de pães integrais, de chás, de chutneys, de carnes não bovinas ou de queijos cheddar e stilton, você sempre encontrará restaurantes de culinária não-inglesa. Comida indiana, italiana, chinesa e fastfood tem em qualquer lugar do país. Vire-se.




2 comentários:

  1. Eu não criticaria quem não conhecer o British Museum. Acho o Louvre mais obrigatório por exemplo, e mesmo o Louvre eu conheço gente que simplesmente não tem interesse nenhum em conhecer. Comparativamente, dentre as pessoas que eu conheço e que moram em SP, acho que apenas uma delas já visitou todos os museus daqui, e só uma minoria já visitou os que eu acho obrigatórios (MASP, MAM, Ipiranga e Anatomia).

    Tem gente que simplesmente não gosta de museu.

    ResponderExcluir
  2. Ok. Anotado para minha lista de "de quem eu não tenho pena". :)

    ResponderExcluir